Dicas

Como receber Feedbacks

Como receber Feedbacks

Como receber Feedbacks

Você sabe tirar proveito dos Feedbacks que recebe?

Sabe dos benefícios que os feedbakcs podem trazer para o seu desenvolvimento profissional?

Em nosso último post, comentamos sobre o processo de feedback nos processos seletivo.  Agora, iremos abordar um assunto que também gera discussão: Você sabe aproveitar os feedbacks que recebe?

Em nossa experiência nos retornos dos processos seletivos que trabalhamos, temos visto muitos candidatos que poderiam aproveitar este momento para seu desenvolvimento, mas que na maioria das ocasiões assume uma atitude defensiva ou de negação. O mesmo acontece com os profissionais quando as empresas onde trabalham proporcionam a ele o feedback do seu desempenho.

Ter abertura diante do feedback é uma atitude positiva, que mostra que a pessoa tem interesse em se desenvolver. O profissional que tem esta abertura é capaz de ampliar a consciência sobre si mesmo, o que é fundamental para identificar os pontos fortes e os de melhoria. A atitude defensiva impede que sejam feitas mudanças e bloqueia o fluxo que contribuiria com o crescimento profissional da pessoa.

                                                                                       feedback-rating-sheet-14509180

Abaixo listamos algumas dicas importantes para um melhor aproveitamento dos feedbcks que receber:

  • Antes do momento do feedback, faça uma auto avaliação do seu comportamento, do que acha que precisa ser melhorado e do que tem de positivo.
  • Tenha boa vontade para receber o feedback e reflita em como ele é importante para o seu desenvolvimento. Saiba que ouvir argumentos negativos a respeito do seu desempenho é desagradável, mas é fundamental no processo de crescimento profissional.
  • Tenha em mente que geralmente o ser humano só aprende através dos erros. Errar faz parte do nosso desenvolvimento.
  • Ouça com atenção e evite julgamentos. Seja receptivo a novas idéias e opiniões. Se ficar com alguma dúvida, peça exemplos e sugestões de como agir. E não tenha receio de pedir ajuda.
  • Escreva de forma objetiva o que recebeu como feedback e releia de tempos em tempos. Escrever pode favorecer o distanciamento entre a razão e a emoção, e é uma forma de ajudá-lo a se concentrar nos fatos. Isso fará com que você seja mais assertivo ao pensar em um plano de ação para trabalhar o que lhe foi dito.
  • A partir do feedback recebido, planeje como colocar em prática ações que o ajudem a melhorar seu desempenho e a evoluir profissionalmente.
  • Lembre-se: saber receber feedbacks e utilizá-los de forma construtiva é uma das características dos bons profissionais.

 

Por Thaís Obata