Dicas

FUI DEMITIDO,E AGORA? COMO LIDAR COM O DESEMPREGO?

FUI DEMITIDO,E AGORA? COMO LIDAR COM O DESEMPREGO?

FUI DEMITIDO,E AGORA? COMO LIDAR COM O DESEMPREGO?

COMO VER O DESEMPREGO COMO OPORTUNIDADE PARA NOVOS NEGÓCIOS E DESAFIOS 

Temos com a atual crise econômica uma forte queda no número dos empregos, notícia que ninguém quer receber, capaz de desestabilizar fortemente o nosso dia a dia.

Contudo a demissão não precisa ser o prenúncio do fim.

Ela pode ser encarada como uma chance para um recomeço, para reavaliar a carreira e a qualidade de vida ou para retomar projetos e antigos sonhos que ficaram esquecidos no decorrer dos anos.

Pode ser também uma chance para buscar uma nova recolocação em uma empresa que você admire e que seja mais adequada ao seu perfil.

Algumas dicas para superar esta fase:

– Primeiro, deixe-se vivenciar o luto pela perda do emprego. Esta é uma postura natural e até mesmo saudável. Contudo saiba que estender o momento de lamentação e estagnação após a demissão não leva a nada. Após este “susto” procure manter uma atitude positiva diante da demissão.

– Dito isso, reserve um momento para você mesmo e tire um tempo para reflexão. Reavalie os rumos que sua carreira tomou e comece a repensar o seu futuro profissional.

– Avalie seu último trabalho. O que achava dele, quais os pontos positivos e negativos que obtinha com ele, o que gostava e o que não gostava. Esta análise é de suma importância para a definição dos próximos passos que você pode vir a tomar.

– Pense no que gostaria de realizar. Pode ser que sua decisão seja empreender um negócio próprio.

– Caso opte por recolocar-se no mercado de trabalho, lembre-se que conseguir um novo emprego exige dedicação, persistência e otimismo. Saiba também que isso pode levar tempo, e ter controle da vida financeira nesta fase é fundamental.

– Atualize seu currículo, reative sua rede de relacionamentos e busque fazer novos contatos.

 

– Procure manter-se atualizado sobre sua área de atuação. Busque notícias, participe de palestras e seminários (o que também é uma ótima ideia para conhecer novos profissionais da área e aumentar seus contatos).  Pense em reciclagem constante.

 

– E por último, mantenha o otimismo. Você não está sozinho nesta luta e nesta vida tudo passa, tudo muda. Aprenda com o momento, com os erros passados e pense nesta fase de crise como uma chance para novas oportunidades.

Publicado em Dicas