News

Profissionais com Perfil Desbravador

Profissionais com Perfil Desbravador

Profissionais com Perfil Desbravador

Profissionais com Perfil Desbravador

 

No cenário atual do mercado de trabalho, as empresas cada vez mais exigem profissionais com uma mente mais aberta e flexível a mudanças, caso contrário, ficará para trás no âmbito profissional acirrado e competitivo. É preciso ousar mais!

Os profissionais de hoje precisam conhecer mais o perfil da empresa em que trabalham para desenvolver seus potenciais e habilidades. É fundamental, ter visibilidade e tratar a profissão como um empreendimento em sua vida.

Os profissionais precisam se preparar mais para o mercado de trabalho, estar atentos e procurar desenvolver algumas habilidades e competências, como:

Liderança: avalie que tipo de liderança você utiliza com a sua equipe e se a sua forma de liderar traz resultados positivos. Caso contrário, é hora de se reavaliar. É importante reagir de maneira positiva a situações para melhorar seu estilo de liderança, e saber ouvir os feedbacks, tornando-os construtivos para seu amadurecimento profissional.

Flexibilidade: em alguns momentos não vai haver a aceitação de sua equipe ou de sua diretoria em relação a algum projeto, ou alguma ideia, e será preciso ter a mente aberta para aceitar as rejeições e procurar alternativas.

Iniciativa: certas vezes será preciso assumir responsabilidades que não são suas e realizar mudanças em sua rotina de trabalho. Não fique parado!

Criatividade: neste caso é importante que o profissional tenha em mente que vai estar sujeito a situações imprevistas no seu dia-a-dia, e vai precisar de criatividade para administrar as situações, para solucionar os problemas e conseguir um resultado positivo.

A chave do sucesso é o empreendedorismo: quem não se atualiza e não busca ferramentas para estar à frente, realmente vai ficar abaixo das expectativas da empresa. É necessário investir em sua carreira profissional, estar sempre atualizado em sua área de atuação.

Foco no resultado: as empresas brilham os olhos em profissionais que têm foco em resultados e que apresentem ou coordenem projetos que ultrapassem as expectativas.

Negociação: é importante convencer as pessoas de suas idéias e também estar sujeito, se necessário a ser convencido e mudar de idéia.

Tomada de decisão: ter em mente que, algumas vezes, você vai precisar correr riscos e tomar decisões sozinho e saber o que o move a ingressar em uma empresa.

Autoconfiança: é necessário ser autoconfiante, para saber lidar com as várias situações que aparecem diariamente, com sucesso.

Estabeleça metas e prioridades: assim como na vida pessoal, busque estabelecer metas para a vida profissional, onde elas podem ser reformuladas ou substituídas por outras, mas nunca deixadas de lado.

Visão de futuro: onde você deseja chegar? É fundamental o planejamento profissional, pois a maioria das empresas almeja profissionais ambiciosos que tenham perspectivas de futuro.

Diante disto, não estamos mais no tempo em que o curso superior era o diferencial para uma contratação. O profissional de hoje precisa estar aberto a mudanças e ao aprendizado, ter boa adaptação, ser ágil nas tomadas de decisão para lidar com situações de conflito.

Uma dica importante para os processos seletivos: as consultorias de RH e as empresas estão cada vez mais se rendendo aos perfis profissionais e também pessoais disponíveis na internet, em ferramentas como Linkedin, Facebook. Estes perfis, em boa parte, trazem informações sobre a personalidade e o relacionamento destes profissionais. Invista em seu perfil nas redes sociais deixando-o sempre atualizado.

 

Por Verônica Trombini _ Psicóloga e Coach

Formada em Psicologia _ PUC MG

MBA em gestão estratégica de pessoas _ UniBH

Professional & Self Coaching – IBC

 

Publicado em News