News

Na semana do Dia do Trabalho, uma homenagem ao ato de Trabalhar.

Na semana do Dia do Trabalho, uma homenagem ao ato de Trabalhar.

Na semana do Dia do Trabalho, uma homenagem ao ato de Trabalhar.

Você sabia que o trabalho é muito mais importante para a humanidade do que simplesmente ser uma ocupação e uma fonte de renda?

A Caram Hunting na semana do dia do trabalho, gostaria de prestar uma homenagem ao ato de trabalhar, que é o que conferiu ao homem, historicamente, a sua condição de humanidade. Foi o que permitiu a ele evoluir dentre as demais espécies e a se diferenciar dos animais.

Trabalhar é muito mais do que simplesmente reproduzir algo, o que infelizmente acontece quando o trabalho é alienado.

Trabalhar é o que dá sentido à nossa vida, é o que nos dá um senso de propósito diário, o que define um lugar para estarmos, define  a nossa rotina, as nossas ambições,  as pessoas com as quais nos relacionamos, nosso vestuário, nossa identidade, enfim,  define nossa forma de Ser no mundo.

                                                                                        Trabalho e Espiritualidade

 

Reproduzimos abaixo um trecho da conferênica “Trabalho e Vida”, de Sônia Viegas, pronunciada para os professores do centro de reabilitação profissional do INSS:

“Trabalho é a forma humana de fazer jus à vida, é a forma humana de produzir, não no sentido de criar objetos reificados, simplesmente, mas no sentido de criar significações …  Há uma reverberação infinita das significações humanas, e isso é belíssimo ….Essas significações não visam apenas a desenterrar um significado primeiro, mas a fazer com que ele reverbere, com que ele dê linha à espinha dorsal da nossa história, a continuidade do nosso ser através do tempo e faz com que a gente se identifique nessa linha evolutiva da humanidade e que a gente se sinta justificado no mundo. É essa a condição do trabalho.”

O trabalho equivale, na vida humana, ao que a vida faz na natureza. “