News

O segredo para o sucesso dos Programas Trainees

O segredo para o sucesso dos Programas Trainees

O segredo para o sucesso dos Programas Trainees

O Programa Trainee de resultado.

Como garantir o sucesso dos programas Trainees?

A busca por profissionais qualificados no mercado está cada vez mais acirrada e as empresas contratantes poderão ter dificuldade para encontrar pessoas já preparadas e que irão se adaptar à cultura organizacional da instituição, seja devido ao mercado de trabalho concorrido, às especificidades do cargo ou ao conhecimento específico que só alguns profissionais têm.

A médio e longo prazo, uma boa solução para garantir um bom time na empresa é o investimento nos programas de formação profissional, como acontece com os Programas Trainees.

É importante o programa de formação ser bem desenhado, estruturado, com políticas e regras definidas. Mas para a garantia do sucesso, o primeiro passo é uma seleção assertiva. É identificar o profissional que irá melhor se adaptar à empresa e que tenha expectativas condizentes com o que ela pode oferecer.

Um erro muito comum é serem identificados e contratados nos processos seletivos candidatos brilhantes, mas que poderão se frustrar no decorrer do tempo. Isso porque a proposta oferecida pela empresa pode não ser aderente ao que o Trainee espera profissionalmente.

Fica dica para selecionadores, gestores e candidatos a programas de estágio ou Trainee: um bom programa de formação, que gere resultados eficazes tanto para a empresa como para o Trainee depende fundamentalmente da compatibilidade entre as expectativas de ambos.

                                                                      serv1

Abaixo algumas dicas para se ter sucesso na condução de  processos seletivos de Trainees:

  •  Recolher o máximo de informações sobre o programa para conseguir transmitir ao candidato a realidade sobre mesmo. Informações como: como é a estrutura do programa? Em quanto tempo o programa se dará? Após o seu término, qual a perspectiva de carreira? Como estão hoje na empresa os antigos Trainees?  
  • Compreender a cultura da empresa, o seu ambiente, o seu ritmo, seus valores, visão e missão, além das características dos funcionários que se destacam, os que obtêm  sucesso, para auxiliar a traçar o perfil do Trainee.  
  • Definir junto à empresa contratante as competências comportamentais necessárias e a partir delas, preparar técnicas seletivas que levem em conta a pouca experiência do profissional, mas que consigam levantar com eficiência o perfil do candidato. A condução de jogos empresariais e a preparação de entrevistas que levem em consideração os seus feitos na trajetória universitária e em projetos sociais por exemplo, é uma boa medida.