News

Recolocação Profissional em Momentos de Crise

Recolocação Profissional em Momentos de Crise

Recolocação Profissional em Momentos de Crise

 

O número de desempregados aumenta no Brasil, especialmente no momento atual que o país enfrenta. Profissionais bem qualificados estão fora do mercado e o índice de procura aumenta a cada dia.

A concorrência nunca esteve tão acirrada! Há cada vez mais profissionais para as vagas oferecidas dispostos a aceitar salários mais baixos em troca de um espaço no mercado de trabalho. Com isto, as empresas se tornam ainda mais exigentes, pois possuem uma gama de bons profissionais disponíveis.

Com o momento que o país enfrenta, os profissionais se encontram com medo, ansiosos e com a incerteza do dia de amanhã. Contudo, é necessário que algumas medidas sejam tomadas para aumentar a probabilidade de uma recolocação em curto prazo.

Algumas dicas:

  • Atualize a sua network. Permita que as pessoas saibam do seu momento atual e divulgue sua procura por uma recolocação no mercado.
  • Faça um Coaching de Carreira para desenvolver e aumentar sua performance.
  • Analise a possibilidade de atuação em outras áreas, de acordo com suas competências e habilidades. O Coaching de carreira é um forte aliado para ajudá-lo nisto.
  • Esteja atento aos sites das Consultorias de RH e às oportunidades que elas oferecem. Cadastre seu currículo e/ou entre em contato diretamente com um Headhunter.
  • Invista em cursos, especializações e atualizações. Um profissional que não investe em seu auto-desenvolvimento não é valorizado no mercado de trabalho e está sujeito a perder boas oportunidades.
  • Deixe seu currículo completo e sempre atualizado.
  • Fique de olho no mercado e procure se atualizar diariamente quais os setores você poderia ter uma gama maior de possibilidade de atuação.

 

O importante para conseguir uma recolocação é manter o foco e ter objetivos traçados e bem definidos. Se o profissional não sabe o que quer, não conseguirá se vender para o mercado e suas chances de conseguir outro emprego irá por água abaixo.

Outro ponto é desenvolver um bom currículo, no máximo 03 páginas, com o objetivo profissional e que mostrem o todo, sem se perder em aspectos que não irão, em nada, acrescentar ao recrutador.

Trabalhe sua postura para conseguir um bom desempenho nos processos seletivos, pois você será submetido a entrevistas, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, etc. Seja pontual, desenvolva sua habilidade de comunicação e use trajes adequados, condizentes com a posição que almeja.

Portanto, mantenha sua energia, planeje, se organize e esteja preparado para o jogo: a recolocação profissional tem adversários fortes, mas você também pode ser um deles!

 

Por: Verônica Trombini

Publicado em News